quinta-feira, 20 de março de 2014

Ler um livro ou assistir um filme?

Essa é uma pergunta que eu sempre me faço.
Adoro ler, sou apaixonada por leitura desde menina, não é a toa que me formei em jornalismo. Sempre fui a nerdezinha da turma e sempre li muito.
Em 2003 comecei a trabalhar no shopping da minha cidade, era uma loja pequena, de roupas infantil e que ficava num cantinho escondido da praça de compras, ou seja eu ficava sozinha quase que o tempo todo, entrava as 10h ou seja as 12h a loja já estava limpa, o que eu fazia até as 18h quando não atendia nenhum cliente?
Eu lia! Isso mesmo eu só lia....li mais 30 livros em um ano.... e a loja? Fechou! Realmente não tinha movimento... nessa época eu estava no primeiro ano da faculdade e o hábito pela leitura foi me dominando.
Eu adoro ler e me empolgar com as coisas que fico imaginando, fico sonhando com os rostos dos personagens, com as roupas, com as cenas e diálogos, entro no livro literalmente e me imagino como uma personagem, vivendo com eles, é muito mágico, sem contar que aprendi a falar corretamente, escrever melhor ainda e de quebra tenho muita facilidade para achar erros de português. Hoje todo mundo me pede para dar uma corrigida aqui... outra ali... eu adoro... é como se fosse um desafio, sempre que pego um jornal da cidade pra ler meu desafio é achar um errinho de português ou digitação, e enquanto eu não acho não sossego....

Um dos livros que marcaram minha infância foi o clássico O pequeno príncipe que infelizmente emprestei e não voltou mais. Outro que gostei muito foi O girassol na janela, e depois desse muitos outros vieram.

Até hoje de todos que eu já li tenho dois que são os mais favoritos do mundo, os melhores de todos. Aquele que sempre vou indicar, um deles é Marley e Eu que conta a história de um labrador bagunceiro e amável e o outro é o Império Disney, que conta toda a história e trajetória de Walt e a construção da Disney World parque por parte, esse livro é fantástico e mágico, fala de sonhos, de vida de planos, de como fracassar e se reerguer, além da relação de amizade que os irmãos precisam ter, é fantástico.




Sempre que leio um livro me interesso pelo filme, como seria um filme de tal livro.. e tal livro como ficaria, quando li Estação Carandiru e logo em seguida assisti o filme percebi que no livro tinha muito mais detalhes importantíssimos do que no filme, que morreu muitoooooo mais gente do que realmente saiu na mídia e no filme, mas essa é uma observação minha que li ou de todo brasileiro?
E o mesmo desencanto aconteceu lendo e assistindo Cidade de Deus, Marley e Eu.
Eu me decepcionei tanto com o filme do cão Marley, com a falta de detalhes, com a falta de sentimento que prometi pra mim mesma em sempre optar pelo livro ao invés do filme, sinceramente parece outra história, tinha outra percepção.

Mas.....

Esse fds marido viajou para fazer um curso, eu fui para casa dos meus pais e lá passei uns dias, um pouco perdida e sem o que fazer um fds inteiro resolvi ler, comecei domingo umas 9h, parei para almoçar e terminei o livro as 16h.. sim eu li o livro todo em uma sentadinha, li com toda a calma e curtição que há muito tempo não lia. Foi muito bom deitar, ler e relaxar, curti o livro todo, seus detalhes suas cenas importantes vivi a história com o casal... adorei.. me emocionei.

O livro se chama Para sempre, é fantástico, conta a história real de um casal que se casou há 2 meses, e sofreu um acidente de carro, onde a garota perdeu a memória dos últimos anos, ou seja toda a fase deles juntos, desde que se conheceram até o casamento sumiu da cabeça dela, evaporou....
Uma lição de vida, amei!



Resolvi ver o filme... afinal um livro tão bom.. pq não assistir na telinha?  Odiei!

O filme isoladamente é uma graça, mas se comparado a história real do livro não tem NADA a ver, a única coincidência é o acidente do casal casado e a perca de memória, só, somente isso.
E todo o resto?
Marketing e business.
É outra história, me decepcionei tanto que jamais vou ler e assistir. Ou você lê ou você assiste, por que nunca eles vão ser iguais, é outra história, outro ponto de vista, coisas distintas.

Ou você lê um livro e esquece se tem filme ou vice-versa.

Experiência própria, agora se qualquer paixão te diverte vai fundo e faça tudo, leia, assista, curta e viva... mas não se esqueça que após terminar o filme ou o livro, é  colocar os pezinhos no chão....e voltar a realidade.

Ok?


É simplesmente assim!





Nenhum comentário:

Postar um comentário